Pesquisar este blog

Páginas

EVEN&TUR

sábado, 27 de março de 2010

MEIO AMBIENTE II

Lei N° 9.795, de 27 de abril de 1999

- Art. 13 Entendem-se por educação ambiental não-formal as ações e práticas



educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e


à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.


Em um único parágrafo pode-se observar que é de fato o que atualmente se vê, mas, atento que não são muitos contundentes os avisos sobre meio ambiente de como conserva-lo, preserva-lo enfim acredito que deveria ser de fácil compreensão.

São poucas escolas no Brasil que difundem a EA, para as existente no país, algumas universidades não divulgam pelo menos a conservação do meio ambiente e até mesmo não se propõem a faze-los. Hoje é notória a participação de empresas nacionais que estão agindo “corretamente ecológico”, buscam qualidade de vida à seus funcionários, recicla, educa, capacita para obtenção de bons resultados.

Já os governos não estão buscando muito a sensibilização da população em geral, pouca mídia e cartazes, pelo menos no que diz respeito a região nordeste. Poucas são as cidades do nordeste que fazem esta sensibilização e pouco são os governos que patrocinam.

Por fim acredito eu que, com a nova mania mundial que é o ECOTURISMO, TURISMO RURAL e o TURISMO SUB-AQUÁTICO passamos ter mais informações sobre o meio ambiente onde muitos turistas ao fazerem caminhadas aprendem e se conscientizam. O setor de Turismo Ecológico, desde 1994, busca por deixar antenado o nativo e o turista sobre a preservação e conservação do meio ambiente, alternando visitações a Parques, UC's acompanhados alternadamente de biólogos, naturistas, ambientalistas, cientistas e tecnólogos da área ambiental para melhor passar essa explanação ambiental de forma responsável.
 
 
Por Nilson Reis
Turismólogo formado pelo Instituto Paraibano de Ensino Renovado - INPER - PB
Mestre de Cerimonial
Músico Popular - Cronner

Nenhum comentário:

Postar um comentário